As jóias mais famosas na Terra têm uma nova concorrência, na forma de um planeta feito de diamante em grande parte, dizem os astrônomos.
O planeta alienígena, um assim chamado "super-Terra", é chamado de 55 Cancri e e foi descoberto em 2004 em torno de uma estrela próxima em nossa galáxia, a Via Láctea. Após estimar a massa do planeta e raio, e estudar a composição da estrela hospedeira, os cientistas dizem agora que o mundo rochoso é composto principalmente de carbono (na forma de diamante e grafite), bem como silicatos de ferro, carboneto de silício, e potencialmente.
Pelo menos, um terço da massa do planeta é provável diamante puro
"Este é o nosso primeiro vislumbre de um mundo rochoso, com uma química fundamentalmente diferente da Terra", o pesquisador Nikku Madhusudhan da Universidade de Yale, disse em um comunicado. "A superfície deste planeta é provavelmente coberto de grafite e diamante em vez de água e granito."
55 Cancri e é o "planeta de diamante" provavelmente primeiro a ser identificado em torno de uma estrela parecida com o Sol, embora tais mundos têm sido teorizado antes. Planetas como este são muito diferentes da nossa Terra, que tem carbono relativamente pouco.
"Por outro lado, o interior da Terra é rica em oxigênio, mas muito pobre em carbono - menos de uma parte em mil em massa", disse o co-autor e geofísico Yale Kanani Lee.
55 Cancri e é o que é conhecido como um super-Terra , com um raio duas vezes maior que a de nosso planeta, e uma massa oito vezes maior. Ele acelera em torno de sua estrela, fazendo uma órbita completa em apenas 18 horas (Terra leva 365 dias). É tão perto para a estrela que a temperatura da superfície atinge uma ardentes 3.900 graus Fahrenheit (2.100 graus Celsius), tornando-se forma provavelmente muito quente para a vida. [ Oozing Super-Terra: Imagens de Alien Planet 55 Cancri e ]
Estudos anteriores deste planeta sugerem que ela pode realmente ser coberto com uma gosma "fluidos supercríticos" - de alta pressão de líquido, como gases - Derrame de suas rochas. Mas esta ideia foi baseado no pressuposto de que 55 Cancri e tinha uma composição química semelhante à da Terra, Madhusudhan disse. As novas descobertas sugerem que o planeta não tem água em tudo.
A revelação da natureza do planeta diamante significa que ele poderia ter muito diferente evolução térmica e os processos de placa tectônica que a Terra, o que poderia criar tipos bizarros de vulcanismo, atividade sísmica, e formação de montanhas.
55 Cancri e é um dos cinco planetas circundando uma estrela parecida com o Sol chamado 55 Cancri, que fica a cerca de 40 anos-luz da Terra, na constelação de Câncer. Esta estrela é tão perto que é visível a olho nu no céu à noite.
Os pesquisadores esperam fazer acompanhamento observações deste sistema de estrelas para melhor determinar a composição da estrela e analisar atmosfera 55 Cancri e do. Esta informação pode reforçar a idéia de que o planeta é um mundo de diamante.
Um artigo que apresenta as novas descobertas foi aceito para publicação no Journal Letters Astrophysical Journal.
Credito: www.space.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário